Neste texto
falaremos sobre as armas de longa distância usadas na Primeira Guerra Mundial.
Os morteiros e
Obus mostram diferentes aspectos, o modo de tiro o morteiro é alto, porém seu
alcance é mais curto, necessitando de pouca pólvora. Contudo, o Obus tem um
projétil que alcançam maior poder de fogo, aumentando a distância em uma menor
altura, e por isso tem velocidade de queda menor.
Morteiro: Construído e desenvolvido pelo britânico Sir Wilfred Stokes, em 1915, os morteiros foram muito utilizado em guerras de trincheira por causa da facilidade de atirar em longas distâncias os morteiros foram desenvolvidos por vários países diferentes.
Stokes mortar
Morteiro mais usado pelos britânicos e seus aliados. Além de simples era muito eficaz, alcançando a cadencia de 25 projéteis por minuto com o alcance de 700/800 metros em ângulos de 45º à -75º,com necessidade de dois homens para sua operação.
Morteiro Austrálico
Usado pelo império Austro-Húngaro, apesar de ser curto e robusto ele era muito potente. foi construído e pensado no ambiente de frente de batalha, sua desmontagem possuía três partes: Berço, tubo e o tripé.
Lançadores de minas
"Minenwerfwer" é uma classe de morteiros de curto alcance, usado pelos Alemães, com o intuito de destruir obstáculos como bunkers e linhas de arame farpado, os quais os lançadores de longo alcance não destruíam, devido sua imprecisão.
"Ladungswerfer Erhard"também usada por alemães, com o intuito de destruir trincheiras e abrigos inimigos.
Lançador de Granadas
"Granatenwerfer" popular no império alemão pois lançava granadas com mais precisão e alcance do que a mão humana, com cadência de 250-300 tiros por minuto. Granadas variadas, mas como a mais popular e usada era a de fragmentação, seu dano era maior do que as outras.
Obus
Obuseiro 21mm:
Este projeto da fábrica Alemã Krupp entrou em operação no ano de 1916. Em sua forma original era movido em dois segmentos tracionados, cada um, por cavalos e montado no local de combate. Mais tarde foi modificado para ser rebocado inteiramente por um veículo trator o que implicou na substituição de suas rodas de aço por pneus de borracha. Inicialmente possuía um escudo que posteriormente foi eliminado. Projetado para artilharia de cerco, além do projétil comum de alto explosivo, recebeu munição especial com capacidade para perfurar concreto.
Calibre: 211 mm
Peso: 6.680 kg.
Comprimento do Cano: 2,30 m
Elevação: -6º + 70º
Peso do Projétil: 113 e 121,40 kg.
Velocidade do Projétil: 393 m/s
Alcance Máximo: 11.100 m
Nenhum comentário:
Postar um comentário