sexta-feira, 26 de maio de 2017

A guerra em trincheiras com novos armamentos tecnológicos

Trincheira são valas escavadas no chão, com cerca de dois metros de profundidade e vários quilômetros de extensão. Nelas, milhões de soldados ficaram sujeitos à fome ao frio e ao medo constante da morte por bombardeios, granadas, tiros e doenças.


Em engenharia militar, é considerada um tipo de fortificação de campanha. Constitui-se em um abrigo elaborado mediante trabalhos de escavação para possibilitar o tiro a proteção e a circulação das tropas. São escavadas a céu aberto e posteriormente cobertas, ou são abertas em trabalhos de minas. Podem também ser empregadas em sentido inverso, ou seja, constituírem-se numa obra de aproximação por parte dos sitiadores.
A Primeira Guerra Mundial foi marcada pelo rápido desenvolvimento tecnológico do setor bélico. Seja para aumentar o poder letal, surpreender e/ou apavorar o inimigo, buscar mecanismos para contra-atacar e levar vantagem sobre o adversário, obter vitórias no campo moral e da propaganda, ganhar o apoio da população e de aliados na guerra, foram várias as razões utilizadas pelos países em guerra para criar e aperfeiçoar seu poderio bélico durante o conflito(baionetas,lança-chamas,morteiros,granadas,pistolas,revolveres,rifles,metralhadoras,tanque,armas químicas,gases venenosos e aviões de guerra).

sexta-feira, 19 de maio de 2017

A criação das alianças políticas

  • Os alemães, temerosos de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro  e a Itália, juntos formaram a Tríplice Aliança.
  •      A França, temerosa da ascensão alemã, procurou realizar alianças; o primeiro país que fechou acordos com os franceses foi a Rússia, após a França ter garantido vultosas quantias de empréstimos para a modernização e industrialização russa no século XIX. A Inglaterra era outro país que não estava satisfeito com o desenvolvimento econômico e industrial da Alemanha, logo se aproximou da Rússia e da França e formaram a Tríplice Entente na década de 1890


As Motivações da 1ª Guerra Mundial

  A 1º Guerra Mundial aconteceu em larga escala, por isso houveram muitas motivações, como o imperialismo, o nacionalismo e a questão balcânica.
     Imperialismo: Caráter expansionista e dominador de algumas potências europeias no final do século XIX deu início a uma política que foi denominada de imperialismo, pela qual uma potência dominava, subjugava e controlava uma área específica de interesse, seja onde estivesse, levou a França e a Inglaterra num primeiro momento, e a Alemanha, a Itália, a Bélgica e alguns outros países europeus e buscar aumentar o seu poder e influência no mundo todo, gerando atritos entre eles.
      Nacionalismo: grandes personagens, mitos e discursos políticos, vários povos europeus que se encontravam divididos em vários estados ou ocupados, dominados por outros povos acabaram por avivar um sentimento de pertencimento nacional que deu início a uma série de problemas políticos e militares na Europa.
O exemplo mais claro nesse sentido é a Sérvia, de tradição católica ortodoxa, mas que não existia enquanto Estado independente, sendo subordinada ao Império Austro Húngaro. Ali surgiu o movimento que seria o estopim para a Primeira Guerra Mundial.
     
     Questões Balcânicas:Com a decadência do Império Turco e o processo de independência dos povos da região balcânica, esse território tornou-se alvo de múltiplos interesses. 
A Áustria pretendia ampliar sua influência sobre a região e iniciar um processo de expansão. A mesma política foi desenvolvida pelos russos, que também tinham peculiares à própria região , em especial o dos sérvios , que pretendiam construir a "Grande Sérvia".

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Desenvolvimento científico da segunda revolução

    A Segunda Revolução Industrial começou na segunda metade do século XIX, entre  1850 - 1870, e seu término ocorreu entre 1939 - 1945, tendo como potências industriais os EUA, Alemanha, França e Reino Unido.
    Envolveu desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de aço, e de petróleo. que ajudaram a produzir navios de aço movidos a vapor, e outros meios de transporte, como o avião. O processo para preservação de alimentos foi mais atualizado envolvendo o enlatamento de comidas e a refrigeração mecânica.
    A Segunda Revolução Industrial foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Ainda, é argumentável que ela se divide no meio do século XIX, como crescimento de estradas de ferro, como ja foi dito, os navios a vapor e invenções como o processo de Bessemer e o processo de produção de aço de Siemens.
    A prensa móvel movida a vapor foi uma importante invenção para a comunicação, o motor a vapor foi desenvolvido e aplicado na Grã-Bretanha, o motor de combustão interna foi motivador dos automóveis primitivos na França então Henry Ford fez tal motor um fenômeno do mercado em massa ultilizando-se da linha de produção.

Resenha do Fime

Até o Ultimo Homem Rhuan Augusto Vinícius Espíndola Até o Último Homem (Hacksaw Ridge, 2016) - Trailer Legendado - YouTube            ...